Sérios problemas financeiros da empresa fundada por o popular designer Michael Kors. A marca fechará até 125 pontos de venda. E as lojas na Polônia?
A crise está relacionada principalmente à queda na venda de bolsas e acessórios. No último trimestre financeiro, a empresa perdeu US$ 26,8 milhões em relação ao lucro líquido do ano anterior, passando de 100 para 125 lojas em todo o mundo. Curiosamente, a mensagem não se aplica a pontos na Ásia. Lá, Michael Kors continua registrando aumentos nas vendas. Ao que tudo indica, as lojas localizadas na Polônia também permanecerão no mercado.
– Definitivamente não estamos fechando, neste momento convidamos você para o venda mas sazonal, não total – diz o representante oficial da marca no nosso país. Isso é uma boa notícia, porque os poloneses, principalmente as mulheres polonesas, gostaram muito da marca americana.
É possível, porém, que mais lojas serão fechadas no futuro. Analistas admitem que a causa do problema é o fato de Michael Kors ter seguido uma política de vendas muito agressiva. “Quando a marca vendia produtos em lojas de departamento e multimarcas, os lucros eram fenomenais. Os problemas começaram quando foram abertos mais de 1.000 pontos próprios – diz Farla Efros, analista e presidente da HRC Advisory.